...
top of page

O PROJETO

LOGO PAIXÃO NACIONAL line.png
LOGO PAIXÃO NACIONAL line.png
Em 2014, nossos corações bateram mais forte.
Afinal, recebemos em nossa casa o principal evento do Futebol Mundial.


Para celebrar este momento, preparamos a Exposição Paixão Nacional, que foi realizada entre os dias 20 e 29 de junho, no VillageMall, na Barra da Tijuca.

Foram mais de 100 itens relacionados ao universo do futebol, um dos maiores acervos do Brasil, que surpreendeu até os maiores aficionados pelo esporte, desde 1930 a 2014.

Em 2018 a Exposição visitou as cidades de Recife e Salvador, levando um pedaço da história do esporte mais amado do Brasil.


O acervo histórico dos colecionadores Alex Braga e Marcelo Monteiro, responsáveis pela curadoria da Exposição, mostrou como o futebol fez e sempre fará parte da vida dos brasileiros.

Entre os itens da Exposição foram expostos fotos, flâmulas, ingressos, medalhas, jornais, revistas, uniformes oficiais, álbuns de figurinhas e até a grama da final de 1998, entre outros objetos incríveis, sendo que muitos deles foram expostos ao público pela primeira vez.

A Exposição também proporcionou interatividade com o público, através de totens e poltronas em formato de bolas, onde o público ouviu a narração de gols antigos e trechos de músicas, além de telas touch screen com itens que foram digitalizados exclusivamente para o evento, como capas de disco, jornal, revistas, ingressos, postais, fotos, cartões telefônicos e tabelas de jogos.

Prepare-se, em breve a Exposição Paixão Nacional estará de volta, dessa vez na Cidade do Rio de Janeiro, de 07 a 16 de outubro, para mais uma vez contar a história de amor entre o povo e a bola!
.jpg
pn ft 1.jpg
pn ft 12.jpg
DSC01816.jpg

CURADORES

Alex Braga

Em 1978, aos sete anos, fez a sua primeira coleção relacionada ao futebol: a de tampinhas de refrigerante, com as fotos dos jogadores da seleção brasileira para a Copa do Mundo na Argentina 

De lá para cá, uma simples coleção de chapinhas se transformou em uma grande paixão, com uma grande diversidade de itens. Vários com relevância histórica. Como um passaporte usado pelo zagueiro Domingos da Guia, uma placa da inauguração do Maracanã e a bola do primeiro jogo de Neymar pela seleção brasileira.



Marcelo Monteiro

A paixão pela coleção começou ainda na infância com os álbuns de figurinhas e chaveiros. A partir de 2000, o jornalista passou a dedicar mais atenção ao hobby, buscando peças interessantes da história do futebol. Particularmente ligadas às Copas do Mundo.

Atualmente possui um acervo com centenas de itens, que participaram de diversas exposições pelo Brasil. Desde camisas de craques como Pelé, Garrincha, Zico, Maradona, Messi. Até medalhas, bolas, ingressos, autógrafos, flâmulas, entre outras peças


Perfil da coleção: @museuhistoricodofutebol
bottom of page